Ensino

O Colégio Álvaro de Melo ministra a Educação básica nos níveis e modalidades da Educação Infantil, o Ensino Fundamental I, II e o Ensino Médio.

Posicionamento Confessional

• O Colégio Álvaro de Melo confessa a fé cristã evangélica.
  • Segue os princípios e valores cristãos adotados pela AEE.
  • Crê que a Bíblia é a Palavra de Deus revelada.
  • Ensina valores e princípios à luz da Palavra de Deus.
  • Instrui seus alunos a amarem a Deus, ao próximo e a crerem na vida eterna.
  • Apresenta Jesus como único caminho para a salvação.
  • Preocupa-se com a formação integral dos alunos.
  • Contribui com a família na formação de caráter dos alunos.

Vivendo a Confessionalidade

• Devocionais mensais.
  • Orações em sala de aulas.
  • Projetos Sociais significativos (Temas transversais).

Ações pedagógicas

• Acompanhamento pedagógico individualizado na entrega de provas abaixo da média;
  • Elaboração do Projeto Político Pedagógico com a comunidade escolar;
  • Aulões aos sábados e aulas preparatórias para o ENEM.
  • Simulados, plantões de Dúvidas.
  • Cursos de Capacitação aos docentes e colaboradores.
  • Comemoração das datas especiais.
  • Uso de material educação por princípios:
  • Sistema Mackenzie é utilizado na Educação Infantil ao 6º Ano do Ensino Fundamental.
  • Livros Didáticos são utilizados do 7º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
  • Inclusão.

Projetos

• Projeto Love and Affection’s Day, envolvendo a participação dos alunos a partir do 5º ano ao Ensino Médio, fortalecendo os vínculos de amor e amizade entre os colegas e familiares, através de trocas de cartas;
  • Bullying (os projetos são desenvolvidos no decorrer do ano letivo).
  • Projetos de incentivo à leitura, LiterÁlvaro e Pit Stop Literário.
  • Projeto “Pronunciation Test”, em como objetivo fazer do inglês um instrumento atraente e divertido, que permite desenvolver a habilidade de integrar informações e transformá-las em conhecimento relevante e lúdico, não apenas linguístico, mas também sobre si mesmo, outras culturas e outros grupos sociais. Participação dos alunos do 8º ano ao Terceirão com apresentações de teatros, músicas, coreografia, citações de salmos e poesias. Os alunos são prestigiados pelos pais e familiares;
  • Palestras de prevenção ao combate às drogas, com a participação de alunos e professores;
  • Caminhada em comemoração à semana do meio ambiente e sociedade, com a participação da fanfarra do colégio.
  • Visita às Exposições “Espaço das Profissões” – U.F.G.
  • A Páscoa solidária tem como objetivo ensinar o verdadeiro significado da páscoa, através de músicas, teatros, palestras, devocionais.
  • Projeto Alimente-se bem, é oferecido às crianças da educação infantil, como incentivo a uma alimentação saudável. Parceria realizada entre a escola e as famílias, valorizando os sabores das frutas;
  • Feira de Ciências e Suas Tecnologias – Apresentação de projetos e trabalhos das disciplinas de Biologia, Física, Química e Matemática.
  • Festa da Família – Evento que envolve a participação de toda a comunidade escolar, celebra o vínculo familiar.
  • Desfile Estudantil e comemoração a Semana da Pátria, é um evento que evidencia o civismo e tem a participação de alunos, pais e ex-alunos que participam da fanfarra.
  • As Modalidades esportivas são oferecidas no período vespertino: Vôlei, Futsal sub 12 e 15, pré-mirim, Handebol, tênis de mesa e xadrez.
  • Projeto Escola limpa, foi desenvolvido com todos os alunos e participação dos professores e funcionários, através de palestras, confecção de cartazes e conscientização de toda comunidade escolar;
  • Projeto Bullying, é aplicado no contexto de sala de aula através de conscientização: filmes, trabalhos, panfletos, orientações individuais, ações preventivas estimulando a empatia e a resiliência ao problema;
  • Projetos Sociais diversos.
  • Fanfarra é um projeto desenvolvido com a participação dos alunos do 3º ano do ensino fundamental até o Terceirão, são orientados pelo instrutor.

Esporte

• Parque Aquático amplo com uma Piscina Semi-olímpica, piscina pequena, vestiários e arquibancadas, as aulas são ministradas por profissionais competentes e aberto a comunidade.

Estrutura Física

• Excelente Espaço Físico.
  • Salas de Aulas climatizadas.
  • Parque infantil moderno.
  • Áreas de convivência.
  • Quadras de esportes.
  • Parque aquático.
  • Laboratórios: Informática, Física, Química.
  • Salas de Projeção, Lousas interativas, Tecnologias.
  • Auditório.
  • Área verde.