Projeto Político Pedagógico

Tendo como referencial teórico-metodológico os Parâmetros Curriculares Nacionais, o Colégio Álvaro de Melo, por meio de seu corpo docente, elaborou o seu Projeto Político-Pedagógico estabelecendo dentro de suas metas a proposta de um documento que viesse avaliar, discutir e aprofundar todo o sistema educacional do Colégio. A intenção deste documento é, fundamentalmente, retomar o exercício da discussão e encaminhamento coletivo, no nível do processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo do nosso Projeto é oferecer aos professores, alunos, pais e a todos aqueles que estão direta ou indiretamente ligados a esta Instituição uma visão da realidade educacional do Colégio.

Constitui um referencial de qualidade para a fundamentação pedagógica na Educação Infantil e nos ensinos Fundamental e Médio. Nele estão inseridos o pensamento e o trabalho do corpo docente, direção, coordenação e demais funcionários que participam deste ambiente escolar.

Por sua natureza aberta, configura uma proposta flexível a ser concretizada nas decisões dos projetos educacionais e empreendidos no Colégio. Nele estão contidas as tendências pedagógicas praticadas na escola, bem como o sistema de avaliação e a prática disciplinar desenvolvida pelos professores.

As metas aqui propostas se efetivarão em parceria com toda a comunidade escolar e com o real comprometimento dos profissionais que o elaboraram.

Esta proposta tem seu fundamento na construção de um conhecimento que não é pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e/ou reformulação, de acordo com os avanços dos principais paradigmas educacionais da atualidade.

É nesta perspectiva que o Projeto Político-Pedagógico do Colégio deverá ser tratado e enriquecido na dinâmica da prática pedagógica.

Desta forma, não pretende ser um manual para o corpo docente; sua proposta é dialogar a respeito da estrutura educacional, dos conteúdos e da metodologia deste colégio, bem como ter claro seus fins e objetivos. Consciente de que esta proposta é uma das grandes responsáveis pelo bom desempenho do corpo docente e pelo alcance dos objetivos a que a escola se propõe, procura abordar toda a ação escolar segundo as necessidades e as oportunidades surgidas no processo ensino-aprendizagem.