Linha Pedagógica

O Colégio Álvaro de Melo trabalha com aspectos diferenciados nas linhas pedagógicas, pois acreditamos que em nossos tempos, o processo ensino-aprendizagem não deve, nem pode seguir uma proposta engessada. Aprendemos através da interação com o meio em que vivemos, adquirindo e ampliando os conhecimentos de acordo com as experiências vivenciadas a cada dia, buscando desenvolvimento pleno e global.

Toda transmissão de conhecimento em nossa escola passa por uma dinâmica planejada, com materiais instrutivos didáticos programados e controlados dentro de uma matriz curricular exigida e aprovada pela Secretaria Estadual de Educação e Ministério de Educação e Cultura.

O objetivo é que os resultados possam ser mensurados e que o estudante adquira os comportamentos desejados, moldados segundo necessidades sociais determinadas.

O desenvolvimento do senso crítico-reflexivo é enfatizado em todas as situações, bem como a valorização do ser humano dentro de uma filosofia confessional.

Trabalhamos com projetos interdisciplinares, buscando maior envolvimento dos alunos, deixando este de ser mero receptor, tratando cada informação de forma construtiva e proveitosa buscando a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar, utilizando as novas tecnologias.  O Colégio conta com lousas interativas, internet, laboratório de informática e laboratório biológico. Promovemos o ensino de duas línguas estrangeiras: o inglês e o espanhol. Temos aulas de música e Educação Financeira. Oferecemos as modalidades de: natação, vôlei, handebol e futebol.

O ambiente escolar é sempre bem limpo, organizado e viabiliza todas as aprendizagens em seus diversos aspectos, seja na praça de alimentação, quadra de esportes, parque aquático, pátios, auditório, áreas de convivência, parque infantil, brinquedoteca, sala de recursos audiovisuais ou salas de aulas climatizadas e com carteiras estofadas. Tudo com vigilância monitorada por câmeras e pessoas preparadas para garantir a segurança dos alunos.

A equipe coesa, voltada a alcançar a proposta pedagógica definida, é preparada e acompanhada pela gestora e a coordenadora, buscando soluções, e tendo um canal aberto de comunicação entre pais, professores e alunos, visando resultados positivos constantemente.

A assessoria pedagógica fundamenta acompanhamentos individualizados, e é a ponte entre a  família e a escola, embasando as ações e reações produtivas e necessárias para o crescimento contínuo do educando.

Coordenadora Pedagógica