“A educação cria bons homens, e bons homens agem nobremente”. Platão

As discussões atuais sobre educação apontam vários aspectos fundamentais para a consolidação de um verdadeiro ensino de qualidade, objetivo sonhado e desejado por todas as escolas compromissadas com a transformação do indivíduo e da sociedade. A escola hodierna deve levar em conta as novas lógicas da sua própria organização. Cuidar de uma administração interna competente, celebrar contratos, firmar parcerias, subsidiar o trabalho dos professores, colaborar cada vez mais com o meio local e, mais do que isto, ter clara a noção da verdadeira eficácia educacional.

É preciso analisar e definir claramente os critérios de qualidade da escola que se quer. Queremos apenas alunos com boas notas, que passem de ano e decorem conteúdos que foram memorizados sem terem sido compreendidos? Ou queremos alunos que, além de terem sua capacidade racional estimulada, saibam entender a vida, o seu relacionamento com os outros e consigo mesmo? Queremos um professor que cumpra apenas a função de repassar os textos oficiais contemplados nos livros e garanta o bom funcionamento disciplinar? Ou queremos um professor que inove sua dinâmica de aula a cada dia, forme no educando uma consciência crítica e execute projetos que promovam uma transformação na forma de o aluno pensar e agir?

Dentro desses aspectos, a equipe pedagógica do Colégio Álvaro de Melo acredita que uma proposta pedagógica bem definida seja o ponto principal de um trabalho educacional eficaz. E a partir desse pensamento, propomos algumas ações que são o fio condutor do nosso ideal de trabalho:

• a promoção da emancipação do indivíduo enquanto cidadão crítico, criativo e criterioso, baseada na construção de valores;
  • a promoção da estabilidade emocional do ser humano por intermédio de aconselhamentos, acompanhamentos psicológicos;
  • o desenvolvimento das capacidades cognitivas e intelectuais dos discentes, através da instrumentalização acadêmica;
  • o aprimoramento constante da racionalidade, por meio do estímulo ao pensamento lógico.

Comentários estão fechados