Alunos do Colégio Álvaro de Melo criam poesias para ilustrarem sacolas de pães

Intitulado como “Pão e Poesia”, desde 2017, o Colégio Álvaro de Melo vem incentivando a leitura e escrita dos alunos do 6º Ano A e B do Ensino Fundamental por meio da poesia.

O objetivo do projeto, como explica a Coordenadora Pedagógica, Sirlei de Souza, é aprimorar a habilidade da escrita, o gosto pela leitura e a apreciação por poemas. “O hábito da leitura entrega uma série de benefícios, que vão desde o aumento da empatia ao fortalecimento da criatividade, além da redução dos níveis de estresse e a crescente criatividade”, acrescentou.

As atividades são acompanhadas pela professora de Língua Portuguesa Tânia Carolina, e as poesias produzidas pelos alunos são transformadas em artes nos sacos de pães, que em parceria com uma panificadora da cidade, são distribuídos em uma manhã aos clientes. Essa ação, além de divulgar o projeto, tem a oportunidade de demonstrar a poesia e estimular a leitura, atraindo clientes com a inovação.

Ao todo, 36 alunos participaram do Pão e Poesia. Dentre eles, Lavinha Beatriz, do 6º ano B, que compartilhou sua experiência positiva na atividade: “Eu gostei muito de participar do projeto, foi muito bom pra gente fazer as nossas poesias e se dedicar. A gente foi na padaria pra mostrar para as pessoas os nossos poemas pra elas verem e apreciarem. A minha inspiração pra fazer o poema com o tema ‘Maldade’ foi sobre relatar como é bom ter amigos falar sobre eles e comentar mesmo como é a bondade”, concluiu.