Alunos do Colégio Álvaro de Melo se classificam para etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica

Dois alunos do Colégio Álvaro de Melo vão representar Ceres e Goiás na etapa Nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica. Marco Antônio Cândido Seabra e Samuel Salgado Machado foram classificados na etapa regional e irão disputar com os melhores de cada estado, na etapa nacional, entre os dias 02 e 05 de outubro. A etapa é virtual, então cada aluno participa da sua escola.

São várias modalidades na competição: Modalidade Prática Virtual Simulação, Modalidade Teórica, Modalidade Prática Presencial e a Modalidade Prática Virtual, apresentação em que os alunos gravam vídeos falando do seu trabalho.

“A incorporação da robótica no currículo escolar tem se destacado como uma abordagem altamente eficaz para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de competências essenciais. Dos níveis fundamentais ao médio, os alunos são imersos em conceitos intricados de maneira prática e envolvente, através da criação e programação de robôs. Isso permite a aplicação concreta de teorias de matemática, física e ciências, tornando o conhecimento verdadeiramente significativo”, explica a Coordenadora Pedagógica Regional da Ip Control, Mayara Priscila de Faria.

Segundo Mayara, a robótica também fomenta uma série de habilidades socioemocionais vitais. “A colaboração em equipe é amplamente cultivada, uma vez que os alunos frequentemente trabalham juntos na construção e programação dos robôs. A capacidade de solucionar desafios é estimulada à medida que enfrentam obstáculos durante o processo de criação e competição. A persistência e a criatividade são incentivadas, já que os alunos buscam soluções inovadoras para os problemas que surgem”.

O interesse pela robótica é reforçado a cada execução de tarefas, o que contribui para todo desenvolvimento pedagógico. “Esse sentimento de confiança se estende a outras áreas acadêmicas, contribuindo positivamente para o desempenho em disciplinas variadas”, conclui Mayara.