Projeto Leitura e Produção de Textos

Auxiliar o aluno a tornar-se um leitor autônomo e um produtor competente de textos é o compromisso do presente projeto.

A leitura e a produção de textos exige sensibilidade a qual pode ser desenvolvida. Não basta recomendar os alunos que leiam, interpretem um texto, é preciso mostrar-lhe para onde dirigir a atenção.

O objetivo é intensificar a interpretação e produção de textos com vistas a desenvolver a capacidade de sistematização do pensamento nessas dimensões.

Nos procedimentos didáticos realizamos a exposição teórica – prática de construção do sentido do texto, exploração conjunta (professor e aluno) de textos aplicando-se o mecanismo trabalhado na teoria. Apresentação de questões interpretativas com aplicação dos conceitos aprendidos.

Proposta de produção de textos narrativos, descritivos, dissertativos, poemas, resenhas, resumos e outros. Avaliação semanal dos textos produzidos e reescrita dos mesmos.